Agricultores que fazem parte do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) em Silva Jardim, estão começando a obterem os seus primeiros resultados desde a implantação da iniciativa pelo Sebrae no município, há cerca de quatro meses.

Um dos produtores que faz parte do projeto é o seu Amilca de Jesus, de 59 anos. Ele revela que sua renda mensal dobrou nos últimos dois meses.“Antes o meu rendimento era de cerca de R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês. Agora, em junho e julho, minha renda média foi de R$ 1.093,00 (mil e noventa e três reais)”, contou o agricultor.

E com a renda extra, seu Amilca disse que já está investindo em novos equipamentos de produção. “Comprei uma casa de farinha recentemente e estou pensando em aumentar a área de cultivo. Se esse projeto tivesse chegado há mais tempo, teria sido melhor ainda. Estou gostando muito”, acrescentou.

Ainda de acordo com o produtor rural, a expectativa é de que nos próximos meses, ele e mais outros quatro dos 10 agricultores da localidade de Cambucaes recebam o certificado de conformidade orgânica. “Com esse certificado a nossa produção passa a ser muito mais valorizada no mercado”, ressalta Amilca de Jesus.

Segundo o Sebrae, órgão que faz assistência aos produtores que aderem ao projeto, 16 unidades do Pais já estão em funcionamento em diversas localidades de Silva Jardim, dentre elas, Cambucaes, Cabiúnas, Aldeia Velha e Mato Alto. Conforme o Sebrae, o objetivo é implantar outras quatro unidades nos próximos meses.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria Municipal de Agricultura. O analista e gestor de projetos do Sebrae, Ronald Silveira, alerta que os agricultores que tiverem interesse em participar da iniciativa devem atender a alguns requisitos, como: morar e produzir na propriedade, ter água, além da consciência de cultivar os alimentos sem o uso de agrotóxicos.

(Fotos: Ascom / Silva Jardim)