No dia 30 de julho, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Silva Jardim se reuniu com os produtores rurais da cidade no Teatro Zezé Macedo com o objetivo de ouvir as demandas da área, discutir as metas e lançar o Programa Municipal de Gestão Integrada ao produtor Rural.
Durante o evento, estiveram presentes diversos secretários municipais, grande parte dos agricultores da cidade e o prefeito Anderson Alexandre. O encontro foi aberto pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Fabio Sardenberg, que destacou a importância de dar subsídios para o trabalhador rural incrementar sua produção e acelerar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade. Além disso, ele ressaltou que o serviço prestado pelos agricultores também ajuda a melhorar a qualidade do alimento consumido pelas famílias silvajardinenses.
Em seguida, quem tomou a palavra foi o Prefeito Anderson Alexandre, que destacou a necessidade em agilizar a aproximação do agricultor com o poder executivo, disse que vêm trabalhando para dar mais atenção ao setor que ficou largado em outras administrações. Ele ressaltou as ações já realizadas e o planejamento feito em curto, médio e longo prazo para sanar as deficiências e atender as demandas da agricultura como a compra de três novos tratores.
Em seguida foram discutidas as principais necessidades dos produtores e as metas e objetivos para tornar a área em referência na região. Por fim, foi lançado o Programa Municipal de Gestão Integrada ao Produtor Rural, que visa apoiar o Agricultor Familiar no fornecimento dos produtos da alimentação escolar de Silva Jardim, integrando assim diversas secretarias municipais como Educação, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Saúde, Planejamento e Procuradoria.Desde 2009, a Agricultura Familiar fornece gêneros alimentícios a serem servidos nas escolas da Rede Pública de Ensino.
O objetivo do programa é alimentação saudável aos alunos da cidade e ao mesmo tempo estimular a agricultura familiar visando uma diversificação na produção e na melhoria da familiar dos agricultores.