A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Silva Jardim tomou posse em janeiro deste ano, e em seis meses de governo, realizou diversas melhorias, como o atendimento e o diálogo com o produtor local e a modernização da pasta que foi encontrada completamente abandonada pela atual gestão.

O prefeito Anderson Alexandre decidiu implantar como política de governo a valorização do produtor rural e o desenvolvimento sustentável em Silva Jardim. Para isso, deu autonomia ao secretário Fabio Sardenberg para implementar ações para o fomento  de atividades que geram renda e trabalho no campo, além de  incentivo a utilização de novas tecnologias. Porém antes de modernizar a área e melhorar a vida dos agricultores e pescadores do município, fez-se necessário realizar um ampla reforma e a contratação de profissionais qualificados, pois a sede da secretaria se encontrava com muito mato, com a fechadura quebrada, com equipamentos danificados, doses de vacina de febre aftosa vencidas, cooler térmico desaparecido e máquina escavadeira hidráulica parada a cerca de um ano e meio como herança deixada pela administração passada.

Para melhorar a sede da secretaria foi realizada a troca de fechadura, a capina da sede, a compra de novos equipamentos e a contratação de um funcionário para operar a máquina escavadeira.

Após as melhorias realizadas, a equipe da pasta passou a trabalhar com mais produtividade e realizou diversas ações como a disponibilização de um trator para a preparação de terras para plantio, tendo sido realizadas a preparação de terra de 82 produtores rurais, totalizado 260 horas de uso do trator.

Patrocinada pela Prefeitura e com duas equipes de trabalho, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca promoveu a primeira etapa da campanha nacional contra a Febre Aftosa durante todo o mês de maio. Nesta etapa foram vacinados cerca 2.500 animais espalhados por toda a zona rural de Silva Jardim. O secretário Fabio Sardenberg, realizou ainda visitas as propriedades dos pequenos produtores rurais com a idéia de definir estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar no município. Também foram produzidas cerca de 18.900 mudas de hortaliças na estufa da SEMAAP, visando a implantação de hortas nas propriedades dos agricultores familiares e moradores de Silva Jardim com intuito de  melhorar alimentação e a renda das famílias da cidade.

 Por fim, a SEMAAP utilizando um questionário e um aparelho de GPS, fez um levantamento da produção local, identificando os trabalhadores e seus produtos. Com os dados obtidos, foi criado um mapa com o objetivo de conhecer as suas demandas.

O secretário Fabio Sardenberg destacou que o balanço desses primeiros meses é positivo, pois a pasta conseguiu cumprir as metas de curto prazo do prefeito Anderson Alexandre, e que pretende cumprir o planejamento feito em conjunto com o poder executivo, tendo como objetivos para o segundo semestre, a realização das seguintes ações:

- Compra de tratores com implementos para melhorar o atendimento dos produtores rurais;

- Propor projetos junto a instituições do Governo Federal e Estadual visando à captação de recursos para o crescimento das atividades agrícolas do Município;

- Estimular a ampliação e/ou instalação de agroindústrias, que possam estabelecer sistema de parcerias favoráveis ao público rural e urbano através de projetos;

- Proporcionar mecanismos/ações que visem à interação direta entre produtores rurais e técnicos da Secretaria;

- Contribuir para o desenvolvimento da entrega da produção agrícola para alimentação escolar no Município, valorizado a produção local;

- Fortalecer os equipamentos maquinários para atender a demanda necessária na área rural do Município;

- Buscar a melhoria da feira do agricultor familiar no município;

- Organizar curso de capacitação sobre cooperativismo/sociativismo para o fortalecimento das associações existente no Município na área rural;

- Realização de parceria com INCRA/RJ para criação da Unidade Municipal de Cadastro de

Propriedade Rural - UMC, tendo como objetivo ajudar os propriet- Compra de tratores com implementos para melhorar o atendimento dos produtores rurais;

- Propor projetos junto a instituições do Governo Federal e Estadual visando à captação de recursos para o crescimento das atividades agrícolas do Município;

- Estimular a ampliação e/ou instalação de agroindústrias, que possam estabelecer sistema de parcerias favoráveis ao público rural e urbano através de projetos;

- Proporcionar mecanismos/ações que visem à interação direta entre produtores rurais e técnicos da Secretaria;

- Contribuir para o desenvolvimento da entrega da produção agrícola para alimentação escolar no município, valorizado a produção local;

- Fortalecer os equipamentos maquinários para atender a demanda necessária na área rural

- Buscar a melhoria da feira do agricultor familiar no município;

- Organizar curso de capacitação sobre cooperativismo/sociativismo para o fortalecimento das associações existentes;

- Realização de parceria com INCRA/RJ para criação da Unidade Municipal de Cadastro de Propriedade Rural - UMC, tendo como objetivo ajudar os proprietários na inscrição obrigatória do imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural - CAR.

- Ampliação e reforma da estufa visando produzir uma maior quantidade de mudas para distribuir para os agricultores familiares.

- Buscar e oficializar convênios com instituições governamentais e não governamental (EMATER-Rio, Sindicatos e etc) para contribuir com a assistência técnica direta ao produtor rural visando o desenvolvimento econômico social e ambiental no Município;

- Criação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, tem a missão de inspecionar, orientar e fiscalizar estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal e derivados, desde a origem da matériaprima, o vestuário dos funcionários e principalmente, a manipulação dos alimentos, o modo de conservação e embalagem do produto final.