Uma série de cursos de capacitação está levando conhecimento para dezenas de trabalhadores rurais em Silva Jardim. Os treinamentos são gratuitos, acontecem periodicamente, e são reconhecidos pelo Ministério da Educação (Mec). Entre os cursos já oferecidos estão: trator agrícola; regulagem e operação de arado de disco, grade e outros implementos; controle de pragas e doenças; agricultura orgânica; comercialização de produtos orgânicos.
Segundo o Sindicato Rural, todos os cursos têm carga horária acima de 24 horas. As capacitações são promovidas pelo Sindicato Rural, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Rio, e tem o apoio da Prefeitura. A coordenadora do Senar Rio, Renata Santos, explica que os cursos resguardam os trabalhadores contra possíveis fiscalizações.
“Algumas propriedades são multadas pelo Ministério do Trabalho (MT), por causa da falta de capacitação dos funcionários, então nós oferecemos esses cursos para capacitar os trabalhadores e oferecê-los essa certificação”, afirma Renata.
Ao todo, cerca de 70 trabalhadores rurais já participaram dos treinamentos desde o início do ano. As pessoas que tenham interesse em participar dos cursos, devem procurar a sede do Sindicato Rural, localizada na Rua Sansão Pedro David, ao lado da Praça Amaral Peixoto, no Centro da cidade.